
Marias vidradas por pizza, a notícia não é boa. É que um estudo realizado na Itália, revelou que mulheres que consomem carboidratos com altos níveis glicêmicos, como pães, pizzas e arroz, podem duplicar o risco de doenças do coração.
A pesquisa, coordenada pela pesquisadora Sabina Sieri, da Fondazione IRCCS Instituto Nazionale dei Tumori, em Milão, monitorou a alimentação de 32 mil mulheres por quase oito anos. A conclusão foi publicada na revista científica “Archives of Internal Medicine”:
“Mulheres que consumiram mais alimentos com alto índice glicêmico (25% da amostragem) haviam desenvolvido um risco de doenças equivalente ao dobro do risco de mulheres das 25% que consumiram carboidratos com baixo índice glicêmico, como massas.”
Os carboidratos de alto índice glicêmico aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, o que ativa rapidamente a produção de insulina pelo pâncreas. A nutricionista Victoria Taylor, da Fundação Britânica para o Coração (British Hearth Foundation) recomenda:
“É possível diversificar os tipos de pães e cereais para incluir grãos, centeio, aveia; incluir mais feijão, lentilha, grão de bico; e acompanhar as refeições com uma boa porção de frutas e verduras.”
Para ler o texto completo acesse o site G1.
Um outro post que já publicamos pode interessar: Amamentar reduz doenças cardiovasculares em mulheres.
Vi no dasmariasblog















